Donald W. Winnicott (1896-1971) é um dos mais influentes psicanalistas do século XX. Sua abordagem enfatizou a importância do par mãe-bebê e foi pioneira na descrição de conceitos fundamentais relacionados relacionados à infância e à influência do ambiente na formação da personalidade.
A Ubu é a editora do autor no Brasil. Complete a sua Coleção Winnicott: conheça os dois kits que reúnem todos os livros já lançados, com desconto adicional e frete grátis.
Winnicott condensa neste livro a natureza essencial de ser pai e mãe. O volume reúne falas em programas da rádio BBC de Londres dirigidas a eles. Ampliando para um grande público sua vocação para compreender os desafios da maternidade e da paternidade, o pediatra e psicanalista recusa um formato que diz às pessoas o que elas devem fazer.
Direcionado a um público amplo, o livro teve origem nas emissões da BBC em que Winnicott tratava de questões fundamentais da primeira infância: as necessidades mínimas de todo bebê, a amamentação como primeiro diálogo, os primeiros sinais de personalidade e a natureza da comunicação não verbal no par mãe-bebê.
Perpassa discussões tão diversas como o papel que a mãe desempenha enquanto tal na sociedade, o valor da depressão, os conceitos de saúde e normalidade e o significado da palavra “democracia”, oferecendo respostas para a pergunta: qual a relação entre o início da vida de cada pessoa e essas grandes problemáticas humanas?
Por que a fantasia dá um colorido especial à vida e aos relacionamentos humanos, e que formas ela toma ao longo do amadurecimento do indivíduo? Na obra inaugural de nossa coleção, essa é uma questão central ao psicanalista, que investiga, a partir de alguns objetos especiais escolhidos pelas crianças (o ursinho, por exemplo), o que determina a atividade de brincar, evidenciando seu papel fundamental na formação do campo cultural compartilhado e mostrando como ela é parte da criação de si mesmo, do outro e do mundo.
Natureza humana, de Donald W. Winnicott, é uma síntese ambiciosa das ideias do influente pediatra e psicanalista britânico. Inacabado à época de sua morte em 1971 e publicado postumamente em 1990, este foi o grande e único esforço de Winnicott em oferecer uma visão abrangente de suas ideias. A obra aborda temas fundamentais da teoria psicanalítica clássica atenta a aspectos da natureza humana como a relação entre psique e soma, o complexo de Édipo, a sexualidade infantil, o inconsciente, além de dialogar com as perspectivas de Melanie Klein e Roland Fairbarn, abordando conceitos como posição depressiva, defesa maníaca e agressividade.Fruto de décadas atendendo pessoas de todas as idades, o livro destaca-se por pensar a formação do ser humano como um todo, tornando-se uma das contribuições mais significativas desse clínico, cujos escritos, a um só tempo simples e sofisticados, permanecem uma referência da literatura psicanalítica.
Instrodução às principais questões da obra de Winnicott, unindo elementos da experiência do pediatra e psicanalista inglês para a formação de seu pensamento.
Winnicott, de Adam Phillips, será lançado em breve pela Ubu. O livro é referência sobre Donald W. Winnicott ao apresentar conceitos principais de sua obra.