Obras completas de Melanie Klein na Ubu

cartas e desenhos do acervo de Melanie Klein

Em setembro a Ubu lança mais dois volumes das obras reunidas da psicanalista Melanie Klein, em coedição com a editora Imago, complentando assim, as obras completas da autora no Brasil. 

Conheça os livros: 

Caixa Melanie Klein

Narrativa da análise de uma criança

coedição – Imago

tradução – Claudia Starzynsky Bacchi

560 pp.

Publicado em 1961, no ano seguinte à morte de Melanie Klein, este livro apresenta o relato clínico detalhado da análise completa de Richard, um menino britânico de dez anos que chegou a ela triste e preocupado, inibido em suas atividades cotidianas e com medo de se relacionar com outras crianças. Melanie Klein encontrou-se com ele entre 1941 e 1942, no ápice da Segunda Guerra Mundial, e a partir das 93 sessões que perfizeram essa breve análise, pôde alcançar um objetivo de longa data: expor os bastidores de sua técnica da análise de crianças.

A própria autora concebeu esta obra como parte de seu legado pessoal, dedicando-se ao manuscrito até seus últimos dias no hospital; porém, mais do que a demonstração da técnica kleiniana por meio do relato de um caso isolado, a obra revela a trama indissociável entre o indivíduo, a família e o ambiente político no qual seus dramas se desenrolam: as brincadeiras do menino, que incluem desenhos coloridos de batalhas navais e a atribuição de personalidades aos países representados no mapa europeu, são populadas por fantasias em que a guerra, as tensões familiares e os conflitos intrapsíquicos misturam-se em um caldo rico e complicado.

A psicanálise de crianças

coedição – Imago

tradução – Liana Pinto Chaves

368 pp.

Publicado originalmente em 1932, o primeiro livro de Melanie Klein marca um ponto decisivo na história da psicanálise ao sistematizar a técnica da análise do brincar, que a autora desenvolveu especialmente para o tratamento de crianças. Com a introdução do uso de brinquedos como instrumento analítico, Klein estabelece o brincar como equivalente infantil da associação livre e como via de acesso privilegiada ao inconsciente das crianças, consolidando a perspectiva de que é possível fazer psicanálise com crianças – basta respeitar a criança em sua própria linguagem.

Resultado de anos de observação rigorosa e de uma prática clínica inovadora, A psicanálise de crianças lançou as bases da escola kleiniana e redefiniu os rumos da psicanálise infantil no século XX. A obra passou por uma revisão técnica conforme os critérios definidos pelo conselho editorial da Ubu e faz parte das Obras completas de Melanie Klein, publicadas pela Ubu em coedição com a Imago.

O que vem por aí

Nova edição da tradução clássica, publicada pela editora Imago, com coordenação editorial de Elias da Rocha Barros e notas explicativas.

Texto revisado e atualizado, com projeto gráfico da designer Elaine Ramos. Livros com acabamento especial e confortáveis para leitura.

Previsão de lançamento: setembro de 2025. Edição comentada aprovada pelo Melanie Klein Trust. 

 Melanie Klein (1882–1960) nasceu em Viena, Áustria, em uma família judia de classe média. Klein se interessou por psicanálise depois de ler os trabalhos de Sigmund Freud e, em 1914, quando enfrentava uma grave depressão, entrou em análise com Sándor Ferenczi, que a encorajou a desenvolver o trabalho analítico com crianças.

Como pioneira na área, Klein criou métodos e formulou teorias importantes, originais e também controversas sobre o atendimento de crianças. Em 1926, após a morte de seu então analista, Karl Abraham, ela se mudou para Londres e tornou-se parte da Sociedade Britânica de Psicanálise. Até hoje, seu trabalho é altamente valorizado e suas contribuições à psicanálise infantil são incontestáveis.  

A Ubu Editora foi fundada em 2016 e publica reflexões para o debate contemporâneo em edições caprichadas. 

fale conosco

Built with