conheça a obra que mudou para sempre a maneira como a humanidade compreende a si mesma e o mundo à sua volta
Charles Darwin
Publicada em 1859, A origem das espécies mudou o pensamento ocidental sobre o mundo para sempre. Escrita após uma longa viagem para a América do Sul a bordo do navio HMS Beagle, Darwin esboça, aqui, a relação inusitada entre espécies ao longo dos milênios. A edição da Ubu resgata o texto original, censurado após sua publicação. Com tradução e apresentação do professor de filosofia da USP, Pedro Paulo Pimenta, a edição ainda conta com textos complementares e ilustrações do artista Alex Cerveny.
Com formato compacto em capa dura com fitilho, 800 páginas, duas cores no miolo e mais de trinta aquarelas de plantas e animais ilustradas pelo artista Alex Cerveny, a edição da Ubu surpreende pelo projeto gráfico ousado da designer Elaine Ramos e pela qualidade editorial. Além do texto integral, a edição traz dois capítulos acrescidos em edições subsequentes, bem como quatro textos complementares e um glossário de autores, tornando-se a mais completa já publicada no Brasil.
edição com textos críticos complementares
Esboço histórico do Progresso da Opinião acerca da Origem das Espécies
capítulo da terceira edição de A origem das espécies (1861), por Charles Darwin
Objeções variadas à teoria da seleção natural
capítulo da sexta edição de A origem das espécies (1872), por Charles Darwin
Da tendência das espécies a formar variedades e Da perpetuação das variedades e espécies por meios naturais de seleção
por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace (1860)
Três resenhas sobre A origem das espécies
pelo botânico Asa Gray, pelo biólogo Thomas Huxley e pelo também biólogo Richard Owen (1860)
+ glossário e apresentação de Pedro Paulo Pimenta
sobre o artista
Alex Cerveny nasceu na cidade de São Paulo, em 1963. Com formação independente, transita entre o desenho, a pintura, a gravura e a escultura. Como ilustrador colaborou regularmente em jornais e revistas. Ilustrou duas edições de obras icônicas Pinóquio e Decameron (ambos pela editora Cosac Naify), com as quais recebeu o prêmio Marcantonio Vilaça, da Funarte, pelos clichés-verres da primeira, e um prêmio Jabuti pelas ilustrações da última, em 2013. No ano seguinte, recebeu novamente um prêmio Jabuti de ilustração pelos desenhos de Labirinto (Laranja Original).
sobre o tradutor e organizador
Pedro Paulo Pimenta iniciou seus estudos no Departamento de Filosofia da USP em 1990, defendendo sua tese de doutorado em 2002. Três anos depois, tornou-se professor de história da filosofia moderna na mesma instituição, na qual hoje é livre-docente. Levado em parte pela necessidade em parte pelo gosto, realizou traduções de autores como Edward Gibbon, David Hume, Diderot e d’Alembert, entre outros. Dedica-se a estudos sobre as relações entre filosofia e história natural nos séculos XVIII e XIX. Pela Ubu também publicou Escritos sobre a política e as artes, por Jean-Jacques Rousseau
A primeira frase de A origem das espécies dá o tom do fascínio e descobrimento que o livro prova.
Um clássico atemporal.
A Ubu Editora foi fundada em 2016 e, desde, então publica reflexões para o debate contemporâneo em edições caprichadas.